As Relações Públicas são um componente importante do mix de comunicações e marketing. É tradicionalmente definida como uma atividade gerencial que tenta moldar as atitudes e opiniões das partes interessadas de uma empresa. As relações públicas dão visibilidade à empresa e permitem que ela seja devidamente identificada e compreendida por suas partes interessadas.
Qualquer pessoa que tenha interesse nas atividades de uma empresa é considerada parte interessada. Podem ser funcionários, clientes, membros do canal, mídia, grupos de interesses especiais ou público em geral.
Do ponto de vista da comunicação de marketing integrada, uma das atividades mais importantes em relações públicas é a publicidade da marca. É o uso de mensagens de mídia não pagas para fornecer informações de marca projetadas para influenciar positivamente as atitudes dos consumidores existentes e potenciais. Como a publicidade não é gerada e paga pela marca, sua credibilidade aos olhos dos consumidores é maior.permitem que ela seja devidamente identificada e compreendida por suas partes interessadas.
Os consumidores geralmente tendem a ser menos céticos em relação às informações da marca quando elas vêm de uma fonte imparcial. O setor de relações públicas passou por uma transformação incrível na última década. A natureza em constante mudança da mídia tradicional, o surgimento de novos meios de comunicação on-line, a evolução das mídias sociais e o afastamento do consumo de mídia tradicional literalmente reformaram o setor.
Canais como Twitter, Tiktok, Youtube, Instagram,Facebook e blogs da empresa oferecem às marcas a oportunidade de estabelecer e fortalecer diretamente seus relacionamentos com os consumidores. É por isso que é fundamental adotar novas formas de obter notícias sobre nossas ofertas. Para despertar interesse pelas comunicações, devemos contar aos nossos consumidores histórias que sejam relevantes para eles.
Precisamos conhecer nossos consumidores bem o suficiente para moldar e até mesmo personalizar nosso conteúdo de acordo com seus interesses, então podemos esperar a reação desejada. Obviamente, oconteúdo deve estar de acordo com as características, a essência da marca e a imagem da empresa com total aproveitamento das mídias sociais. As marcas estão gastando uma quantia significativa de dinheiro para chamar a atenção e desenvolver relacionamentos com os principais influenciadores do setor, que têm centenas de milhares de seguidores para obter acesso a essas redes e promover suas mensagens.
As comunicações com os consumidores são em tempo real. Esse dinamismo ajuda a engajar influenciadores e clientes e permite o ajuste de táticas mesmo durante uma campanha. No entanto, também exige um alto nível de dedicação. É comum receber uma pergunta sobre a marca no Twitter ou no tiktok no meio da noite durante o fim de semana. Devemos estar sempre disponíveis para lidar com as coisas, pois elas podem piorar muito rapidamente, se forem negativas, criando uma crise de gerenciamento.
As marcas realizam uma variedade de atividades para se comunicar com seu público-alvo e estabelecer um forte relacionamento com ele. Exemplo de atuação com Relações Públicas: a marca vai patrocinar um evento.
Patrocinar um evento é uma abordagem muito eficaz para ganhar exposição, melhorar a imagem da marca, diferenciá-la dos concorrentes e se conectar com um público específico. Ao escolher patrocínios, é necessário tereminar o objetivo central e os adicionais. É importante se adequar ao evento, ao público e ao público da marca.
A imagem do indivíduo, do grupo e do evento patrocinado deve corresponder ao que queremos apresentar sobre a marca patrocinadora. A chave é fazer parcerias com eventos que proporcionem uma experiência positiva e aumentem o engajamento do cliente.
Um patrocinador de um evento compete com todos os outros patrocinadores para que a atenção dos consumidores seja eficaz. Por exemplo, a NASCAR atrai um grande número de patrocinadores devido ao seu crescente número de fãs. Portanto, é importante ser um dos principais patrocinadores para não se perder na confusão de patrocínios. Além disso, é importante apoiar o patrocínio com outras atividades de comunicação de marketing para fortalecer sua eficácia. O segredo é fazer com que cada atividade fale com uma única voz.
A marca Heineken teve um patrocínio de longa data da Liga dos Campeões da UEFA. Ao associar a marca Heineken a esse evento esportivo global, a Heineken pretende se posicionar como a cerveja premium internacional do mundo. Esse patrocínio ajuda a Heineken a alcançar números de fãs em todo o mundo e a estabelecer um vínculo com seus consumidores. No show da Madonna, por exemplo, realizado gratuitamente no Rio de Janeiro, a cantora aparece com uma verdinha na mão: pode ter certeza que envolveram um coletivo de pessoas e profissionais para isso acontecer.
A AT&T patrocinou o Festival de Cinema de Tribeca desde 2011. A AT&T apresenta uma variedade de programas públicos durante o festival. Por exemplo, eles recebem milhares de visitantes todos os anos em um dia de exibições gratuitas de novos filmes e clássicos adorados no Rio Hudson. A presidente da divisão de Nova York da AT&T, Marissa Shorenstein, disse em 2014 que essa iniciativa era para disponibilizar filmes para todos e que o poder da tecnologia móvel está mudando o mundo, e o objetivo da AT&T é trazer a mesma sensação de conectividade e conteúdo para o festival e para todos os nova-iorquinos. Vemos que, com suas atividades adicionais durante o festival, eles estão realmente enfatizando a ligação entre suas atividades e sua marca. Eles reúnem a comunidade de Nova York que adora filmes e proporcionam uma experiência específica e especial que aumentará o engajamento do cliente e o valor da marca. Além disso, seus eventos têm valor noticioso e, portanto, são divulgados nos canais de mídia tradicionais, bem como nas plataformas online. O marketing relacionado a causas ocorre quando uma marca é afiliada a uma causa específica e forma um relacionamento estratégico com uma instituição de caridade para abordar essa causa social. As marcas buscam maneiras inovadoras de se diferenciar dos concorrentes, melhorar sua imagem e vendas, enquanto organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade obtêm receitas para financiar suas atividades.
Normalmente, as marcas contribuem para uma causa designada toda vez que os clientes realizam alguma ação de apoio à marca. Em outras palavras, a contribuição da marca depende de o cliente realizar uma ação que beneficie a marca, como comprar um produto ou resgatar um cupom. É claro que as marcas têm intenções filantrópicas, mas não são puramente filantrópicas. Um outro exemplo é o mês do Outubro Rosa, onde inúmeras campanhas acontecem de forma simultânea na arrecadação de mechas de cabelos para confecção de perucas e doação, mas nesse mercado, para custear a mão e obra e insumos, uma parte da arrecadação é destinada à vendas (temos conhecimento de causa para afimar e todas fazem isso: de marcas à hospitais e está tudo bem.
Apoiar uma causa importante e relevante traz vários benefícios para uma marca. Campanhas de marketing relacionadas a causas melhoram a imagem da marca, seu reconhecimento, sua percepção de consciência social e, além disso, geram vendas incrementais e ampliam a base de clientes da marca. Os consumidores geralmente têm atitudes favoráveis em relação aos esforços de marketing relacionados a causas.
E o match entre a causa e a marca aumenta ainda mais a percepção da responsabilidade social da marca. Um outro exemplo: a Pampers na gringa se juntou ao UNICEF para fornecer as vacinas de que mulheres vulneráveis e seus filhos precisam. Com a compra de 1 pacote de Pampers, 1 dose da vacina é doada. Esta campanha criou a maior conscientização de todos os tempos sobre o tétano materno e neonatal. Desde 2006, o financiamento da Pampers ajudou a eliminar o tétano neonatal em 15 países doando mais de 300 milhões de vacinas para mulheres e seus filhos em países como Camarões, Gana, Senegal, Tanzânia e Uganda, entre muitos outros. Vemos que a campanha tem resultados muito concretos para aumentar a conscientização e prevenir o tétano materno e neonatal. Esses resultados têm valor jornalístico e são cobertos pelos canais de mídia tradicionais, fornecendo publicidade incremental para a marca.
Resultados de ações devem ser contadas como histórias pelos relações públicas e é isso que muitas marcas não compreendem quando contratam uma agência ou pessoa freela. Não é o que a marca faz ou vende, mas sim, o que ela transforma positivamente na vida das pessoas. Foi longo, mas esclarecedor, certo?