Hablamos: Peguei carona em um BYD Dolphin

Tudo mágico por aí? Se você caiu de paraquedas neste blog, vou te apresentá-lo: Esse blog é da ABC Branding e Comunicação, onde eu, Fada, fundei em agosto de 2023 e também atuo como comunicadora e especialista de branding (de forma plural e com a gestão mágica).

Gosto de o espaço para compartilhar minhas vivências “fora da empresa”, pois tem relação com o que já atuei e com o que quero ainda fazer parte.

No mês de março, peguei carona com um aplicativo (blablacar – o qual não se atualizou com modelos de carros elétricos) e o motorista, Lucas, me enviou o modelo e foto através do whatsapp para eu não me perdesse quando ele chegasse no ponto de embarque. Lucas e eu batemos o maior papo da saída da Bandeirantes para a Anhanguera desde o km47 sobre o carro, o que ele sente sobre seu desempenho, conforto e achei importante trazer aqui também, afinal, “usei” como passageira (ou à bordo) um pouco do espaço e comodidade.

Vou começar falando por minha experiência de usuária final e quem sabe uma possível compradora da marca: o espaço interno é maior se compararmos com os carros normais de categoria hatches. A porta do banco de trás abre e fecha automaticamente para trás (na lateral) e cabe confortavelmente três pessoas “grandes” sem “apertamento”. Adorei o painel e todo o design interno também, é moderno.


O assunto que o condutor trouxe durante a viagem é que o carro é econômico se formos comparar com abastecimento de combustíveis (isso é o que mais se falam entre as montadoras elétricas), mas que existe um caminho árduo pela frente quando o assunto é “abastecimento na rua” e “pós-venda”. Felipe me contou que o pós venda pela Daruj Campinas é muito ruim. Os funcionários não são treinados, demoram para resolver questões simples, onde muitas vezes ele finaliza o atendimento dando um google ou entrando nas paginas de redes sociais da BYD, pois a Daruj insiste em “alegações” que não correspondem aos fatos, além de adiarem possíveis soluções por falta de conhecimento. Acredito que muitos outros motoristas devem passar pelo mesmo, pois Felipe comentou sobre um amigo que também “luta” contra a Daruj para problemas e atrasam a vida dele, consequentemente, seu trabalho, pois o carro é por assinatura.

Um outro tema são os pontos de recarga. Em Campinas, Felipe disse que possui alguns locais de carregamento rápido, mas ainda tem muito à melhorar. Complementou dizendo que antes era cobrado menos de R$ 1,50 por kWh, mas que já está aumentando (tem locais que é R$ 2,10/kWh) Pontos como Pão de Açúcar, Decatlhon, Dalben são de cargas normais, ou seja, demoram muitas horas para carregar completamente. O mesmo acontece com o carregador que você instala na sua casa. Ele funciona como carregador de celular. Antes de dormir, você pluga e ao acordar, já está carregado.

Dentro do tema de pontos de recarga, Felipe também disse que muitos são quebrados por mau uso, ou seja, as pessoas não sabem como usar e acabam danificando os carregadores. Mesmo com alguns vídeos circulando na internet, eu Fada, acredito que seja fundamental, participar os novos compradores ou assinantes por uma “master-class” de funcionamento de tudo, já incluso na venda, assim teremos mais pessoas adquirindo conhecimento e repassando da maneira certa.

Durante a pandemia, eu Fada, participei de um projeto de pesquisa de carros elétricos, onde depois de alguns meses, pedi afastamento para seguir os meus projetos pessoais, mas pudi participar de reuniões com engenheiros, pesquisadores e artigos sobre o assunto, pois fazia parte do time de comunicação. Então essa carona me deu mais motivação para buscar clientes na área e aplicar a gestão mágica, seja ela com quais ferramentas forem, porque nunca é igual.

Já esteve à bordo de um elétrico? Vi que está abrindo uma BYD Daruj aqui na minha cidade, Valinhos, na Avenida dos Esportes. Quero muito ver os “golfinhos” no asfalto por aqui. Beijos mágicos,


Fada | A sócia que habla!